Áreas de Atuação

Temos 2 grandes áreas de atuação no contexto de resolver problemas na agricultura, sendo uma linha de pesquisa tecnológica o monitoramento de grandes áreas e outra linha de pesquisa tecnológica a tecnologia de aplicação dos bioinsumos. Outras linhas de pesquisa também serão desenvolvidas porém os puxadores sendo nossos parceiros de pesquisa.

Principais linhas de atuação do LMPP são as linhas 5 (monitoramento de grandes áreas) e 6 (tecnologia de aplicação). Onde IB é o Instituto Biológico, UNIARA a Universidade de Araraquara, IFSP o Instituto Federal de São Paulo e IEA o Instituto de Agronomia Agrícola).

Mapa exemplificando um dos projetos de pesquisa que é a identificação da tecnologia de monitoramento ideal em função do problema a ser identificado.

Principais linhas de pesquisa tecnológica

Monitoramento de grandes áreas (exemplo de monitoramento de nematoides)

Competências Chave: Modelagem computacional de sistemas agrícolas; Experimentação agrícola; Monitoramento de índices ou variáveis agrícolas; Pesquisa e experimentação em aprendizado de máquina; Instrumentação científica (seleção e calibração de sensores); Avaliação e teste de sensores/armadilhas

Tecnologias de Aplicação

Testes de compatibilidade de misturas de tanque (sequência, tipos de produtos, qualidade da água, etc. e automação deste processo)

Método de medir distribuição de tamanho de gotas direto na folha com traçante fluorescente e

Tecnologia de aplicação propriamente dita (tipo de ponteira que danifica menos o microrganismo, dose, diluição, etc.).

Competências Chave: Estudos microbianos; Seleção de biótipos; Coleção de microrganismos; Análise microbiológica da água e solo; Desenvolvimento de bioprodutos; Testes de defensivos em microrganismos; Estudos e pesquisas em tecnologia de aplicação; Avaliações comparativas de testes de aplicação com diversas tecnologias (drones, costais, tratorizados, autônomos, etc.)